KDEmod

Durante um bom tempo usei o Openbox como meu gerenciador de janelas. É realmente incrível dar boot e iniciar o X usando aproximadamente 54MB de memória RAM, mas você sabe que terá, ou melhor, não terá algumas facilidades. Nada de ícones no seu desktop, nada de CDs serem automagicamente montados, nada de sons do sistema (sim, frescura, eu sei, mas eu gosto), etc.

No outro extremo temos o KDE, que vem, por exemplo, com três editores de texto, dois players de áudio, enfim, várias redundâncias. Pior ainda, se você quiser o kopete, programa de mensagens instantâneas, terá que instalar o pacote kdenetwork inteiro, muito provavelmente.

Felizmente, um grupo de desenvolvedores presenteou aos usuários do ArchLinux com o KDEmod. A instalação mínima vem com pouquíssimos programas: kopete, kwrite, kate, kcontrol, konsole e konqueror, além daqueles aplicativos que não são vistos como aplicativos: o painel e outros utilitários. Se você quiser instalar um novo programa, ele estará separado dos outros, então posso instalar o kpdf sem instalar os outros programas do kdegraphic.

Além das mudanças no que se refere à organização dos pacotes, há modificações visuais. O KDEmod vem com ícones do projeto Tango e decorações de janela diferenciadas do Plastik padrão. O tema é uma mistura de tons de cinzas, e lembra um pouco os temas graphite do Mac OS X, ainda mais se os ícones também forem trocados pelo os do pacote kdemod-icons-snowish, mas se prepare, são 66MB a mais de download.

Outra característica interessante do KDEmod é o menu kickoff, aquele desenvolvido pela Novell após uma pesquisa sobre usabilidade. Para instalá-lo, rode:
pacman -Rd kdemod-kdebase
pacman -S kdemod-kdebase-kickoff

Se você não gostar, pode voltar ao K Menu convencional clicando de direita sobre o ícone do menu e selecionando a opção que diz o mesmo.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: