Dos Sistemas Operacionais Online (De Mentira)

De tempos em tempos surge um pequeno hype em torno dos Sistemas Operacionais que rodam a partir do seu browser. Hoje um amigo me mostrou dois deles: EyeOS e YouOS.

O máximo que posso dizer sobre eles é que são bonitos, o EyeOS em especial. De fato é interessante ver um sistema funcionar via AJAX, do ponto de vista acadêmico, mas eles não trazem grande funcionalidade.

Primeiro problema: mesmo que se tenha aplicativos semelhantes ao que temos nos nossos desktops, ainda faltam funcionalidades. Mesmo se formos tratar de apenas processadores de textos, o Google Docs não chega nem perto de um MS Word ou de um BrOffice Writer.

Segundo problema: Manter seus arquivos e aplicativos na internet pode ser complicado se você tiver problemas com a conexão.

Terceiro problema: o mais recente problema no desenvolvimento do kernel do linux é sobre o scheduler que será usado na próxima versão (2.6.23). O motivo pela troca é simples: mesmo em um Core 2 Duo há horas em que o sistema engasga. Imagine qual será o tempo de resposta que um sistema onde está envolvido:

  • Computador do Cliente
  • Browser do cliente (talvez com Java incluido)
  • Conexão n vezes
  • Interpretador do servidor
  • Computador do Servidor, lembrando que ele vai dar conta de mais de um cliente ao mesmo tempo.

Ainda há questões como segurança, possibilidade de seus arquivos serem apagados do outro lado e você não poder fazer nada e falta de escolha nos aplicativos. Se aquele SO te oferece o editor de textos X, você não poderá desinstalar X e instalar Y ou Z, além de não poder instalar outros programas.

Não é por nada não, mas eu vou continuar com o meu SO de verdade por muito tempo.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: