Linux no Dell Inspiron 1525

Recentemente adquiri um Dell e instalei o Archlinux nele, então vou dar algumas dicas de como configurar alguns detalhes específicos. No geral a instalação é bem simples, e pode-se simplesmente seguir os guias de instalação presentes no site oficial e no site da comunidade brasileira. Usuários de outras distribuições também podem seguir essas dicas, só não se esqueçam que o nome de alguns arquivos pode ser um pouco diferente, e que deverá ser utilizado o gerenciador de pacotes da sua distribuição, e não o pacman.

Conforme eu for descobrindo coisas novas eu vou colocando aqui, então se você estiver com algum problema que ainda não consta aqui, volte daqui alguns dias, quem sabe. Se você achar a solução para o problema, mande um comentário.

Teclado

Diferente de alguns notebooks que vieram com o / e o ? nas teclas Q e W, este notebook funcionará perfeitamente com um layout para teclado ABNT2. Inclusive as teclas Fn+alguma coisa.

Webcam

A webcam funcionou de primeira até no Arch Linux. Caso não tenha funcionado na sua distro por algum motivo qualquer, o módulo necessário é o uvcvideo.

Particionando o disco

A primeira vez que tentei particionar o disco com o cfdisk dava erro e ele saía. A solução foi usar o fdisk para apagar a tabela de partições do disco e então usar o cfdisk. Digite ‘m’ e ele mostrará os comandos. O comando para deletar é ‘d’ e o comando para sair, salvando as alterações, é ‘w’. Não se preocupe muito com o fdisk: apague tudo e depois divirta-se com o cfdisk

Salvando o disco

Algum tempo atrás surgiu um artigo no Slashdot sobre o Ubuntu estar diminuindo a vida útil de discos rígidos por estar usando regras muito agressivas de spin down. Isso reduz o consumo de bateria, mas o resultado é uma diminuição na vida útil do seu HD. Para desativar isso no Arch Linux, instale o pacote hdparm e rode:

hdparm -B 255 /dev/sda

No entanto, isso deve ser rodado toda vez que o computador for iniciado. Portanto, adicione a linha a cima ao seu /etc/rc.local também.

Wireless

Existem duas opções, pelo que me parece. Se sua placa for uma Broadcom (cheque com lspci), dê uma olhada no AUR pelo pacote broadcom-wl. Usuários de outras distros podem baixar o driver da própria Broadcom, mas procure antes se não há um método mais fácil de fazer a instalação na sua distribuição.

Áudio

Tanto o ALSA quanto o OSS4 funcionam (no sentido que com os dois você conseguirá escutar música). Há quem diga que a qualidade de som no OSS4 é muito melhor, há quem defenda que se há diferença, esta é imperceptível (eu, por exemplo).

No fim eu acabei preferindo o ALSA, já que com ele há suporte às duas saídas de fone de ouvido ao mesmo tempo e consegui utilizar tanto o microfone built-in, quanto o jack para microfone externo.

Para que as coisas funcionem, adicione a segunda linha a seu /etc/modprobe.conf:

options snd-hda-intel model=dell-bios

e depois fuce no alsamixer, e lembre-se adicionar alsa aos seus DAEMONS no /etc/rc.conf e de tirar as caixas de som do mudo.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: