Da possibilidade de usar uma wiki

Esses dias estive pensando em usar uma Wiki ao invés de blag (quem lê xkcd vai entender :P). O motivo é simples: vejam meus últimos artigos, são textos expositivos, e não textos pessoais que precisem aparecer em uma ordem cronológica. Com uma Wiki eles estaria melhor categorizados, seria mais fácil de ligar as páginas entre si e… e é isso.

Existe uma segunda questão, que não é o blog em si, mas o wordpress.com (não o programa, o site). Com ele eu posso escolher temas já prontos de uma lista, mas não posso criar novos (nem usar CSS para alterar um já pronto). Também, com ele só posso fazer upload de certos tipos de arquivos (nada de .tar.gz, por exemplo).

Estando meio decidido a usar uma wiki, fui atrás de um site que hospedasse de graça e encontrei a wikidot.com , o tipo de site que faz você pensar “isso é bom demais para ser verdade”. Tenho hospedagem gratuita sem limite de banda ou de número de páginas. Tenho liberdade de alterar o layout como quiser, e posso fazer upload de qualquer tipo de arquivo. Tudo bem que tenho direito a apenas 300MB, e aqui no wordpress a 5GB, mas atualmente eu não passo de 1MB.

Além disso, eles facilitam a integração com o google analytics e o google adsense e permitem a instalação de um fórum! Como eu disse, parece bom demais para ser verdade…

Porém, existe o outro lado também. Não sei, por exemplo, como o google determina o idioma de uma página e se isso pode diminuir o número de pesquisas que chegam ao meu site. Outra questão é que alguns artigos meus já foram linkados de outras páginas, então eu perderia alguns poucos visitantes que chegam ao site assim. Por último, tem o trabalho de passar todo o conteúdo daqui para lá, o que seria um processo um tanto lento.

Não sei quantos acompanham o blog, mas se acharem que exista algum outro ponto que eu deva levar em consideração, pelo sim ou pelo não, comentem. Nem que seja para dizer ‘Vai lá! Te dou todo o apoio (moral)!’ ou ‘NÃÃÃÃÃÃOOO!!11’ :P.

O novo endereço é http://aleteia.wikidot.com

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: