Vida nova na guerra entre navegadores (no Linux)

Enquanto no Windows surgiram novidades como o Safari e o Chrome, no Linux as coisas continuaram mais ou menos como antes. Embora o Firefox 3 seja melhor que o 2 em termos de consumo de memória, ele ainda é mais pesado que alguns usuários gostariam. Com o uso do tracemonkey a partir da versão 3.1 beta, ele ganha agilidade, mas continua lento para iniciar e com o uso abusivo de memória.

A outra opção, o Opera, não se integra tão bem ao ambiente. Ainda não existem versões compiladas com o Qt4 para Linux sem ser com bibliotecas estáticas, e mesmo essas versões, o usuário tem de fuçar pelo FTP da empresa para achar. Além disso, tenho problemas ao copiar texto com acentos de um outro programa para ele.

Existem outras opções menores, como usar o IE pelo wine (eu sei, eu sei, ninguém faria uma coisa dessas; exceto webdesigners que precisam testar seu produto), o Epiphany do GNOME e o Konqueror do KDE. O Epiphany usa a mesma engine que o Firefox, mas não tem suporte às mesmas extennsões que o Firefox (embora tenha sim suporte a algumas), e o Konqueror parece não ter muitos fãs.

Porém, graças ao desenvolvimento da engine Webkit, estão começando a surgir novos browsers. O próprio Epiphany possui uma versão de testes usando essa engine, existe também o Arora, em Qt, e o Midori, em GTK, que inclusive foi “apadrinhado” pelo XFCE.

Essa engine surgiu como um fork() do KHTML do Konqueror e o browser de maior destaque a usá-la é o Safari da Apple.

Estou escrevendo este artigo do Midori e ele está cada vez melhor. Em dezembro, se eu abria muitas abas ele travava, mas agora já não há mais problemas ao fazer isso. Ainda existem problemas com o Flash em algumas páginas mais carregadas, mas o desenvolvimento tem sido rápido.

Outra novidade que nos aguarda é o próprio Chrome do Google, que, para minha felicidade pelo menos, usará GTK.

Só para despedir com um meme, parece que 2009 finalmente será o ano do Linux no Desktop. :P

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: