Zim, uma wiki no seu desktop

Uma forma interessante de organizar suas idéias é através de anotações e fazendo ligações entre elas (hiperlinks). O Zim é um editor de textos a lá Wikipédia que permite que você faça justamente isso, arquivos que se relacionam.

Você começa com um caderno em branco, só com a página ‘Home’ e a partir daí vai criando novas páginas. Para criar uma nova página, basta criar um link, clicar nele e editar essa nova página.

É possível fazer buscas em todas as páginas, inserir imagens, fórmulas LaTeX (desde que ele já esteja instalado) e usar um calendário já incluso no programa. É possível também, como era de se esperar, formatar o texto, mudando o tamanho da fonte (através dos cabeçalhos), e suas características (negrito, sublinhado, itálico, etc). Fica faltando apenas a possibilidade de usar outras cores no texto.

Você também organizar suas páginas hierarquicamente, separando-as categorias com dois pontos, “:”. E pode também tranformar uma seleção de texto em itens de uma lista, basta selecionar o texto que quer transformar-se em uma lista e digite “*”. Embora esses comandos fiquem “escondidos”, uma olhada rápida na ajuda do Zim revela-os.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: