Dicas para o Grub

O Grub torna-se o mais escolhido bootloader entre as distribuições Linux. Mesmo nas que não o disponibilizam por padrão, como o Slackware, ele ainda pode ser utilizado.

Não vou mostrar como configurá-lo do zero, há muito bom material sobre isso por aí. O objetivo desse artigo é mostrar algumas dicas de como ativar o framebuffer, escolher entre inicar o X ou não etc. Você deve modificar o arquivo /boot/grub/menu.lst para as mudanças funcionarem.

Aquietando o Kernel: Quando o kernel está carregando ele imprime algumas mensagens na tela e depois passa o comando para o init. Se você quiser, pode silenciar essas mensagens adicionando ‘quiet’ à linha do kernel, assim:

kernel /boot/vmlinuz26 root=/dev/sda1 ro quiet

Ativando o Framebuffer: Com o framebuffer funcionando você terá uma resolução maior nos consoles virtuais e direito a algumas frescurinhas: assistir a vídeos no terminal, navegar na internet vendo figuras com o links… O próprio arquivo /boot/grub/menu.lst já possui uma tabela com os valores possíveis. Talvez nem todos valores funcionem com sua máquina/monitor, mas a primeira linha é praticamente garantida que irá funcionar, só cabe a você escolher a melhor resolução (1024×768 aqui).

kernel /boot/vmlinuz26 root=/dev/sda1 ro vga=773

Inicando (ou não) o X: Na verdade essa linha altera o init em que o sistema irá iniciar. 0 é desligar, 1 modo unico usúario (root, útil para manutenção), 3 modo multi-usuário, 5 modo gráfico e 6 reiniciar. Os números não presentes aqui não são comumente usados.

Os números 0 e 6 também não nos são úteis, nos resta apena 1, 3 e 5. Se você tiver uma entrada que mande o sistema entrar no runlevel 3 e outro no runlevel 5, você estará escolhendo entre iniciar o X ou não. Para isso, copie e cole a entrada no grub que você costuma utilizar e adicione init # na linha do kernel.

# (0) Arch Linux 
title  Arch Linux 
root   (hd0,0) 
kernel /boot/vmlinuz26 root=/dev/sda1 ro vga=773 quiet 
initrd /boot/kernel26.img 

# (1) Arch Linux - No X 
title Arch Linux (No X) 
root (hd0,0) 
kernel /boot/vmlinuz26 root=/dev/sda1 ro vga=773 init 3 quiet 
initrd /boot/kernel26.img

Você pode ver que a primeira entrada não tem nenhum ‘init’. Isso é porque o padrão (especificado no arquivo /etc/inittab) já é o runlevel 5.

Qualquer dúvida deixem um comentário ;)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: