Configurando Áudio No Linux

O objetivo desse artigo não é ser um troubleshoting extremamente completo, apenas uma pequena série de dicas que podem lhe ser úteis. Os primeiros passos serão desnecessários na maioria das distros atuais com foco no usuário doméstico/empresarial, mas como eu sou fã do ArchLinux e essas coisas não vem ativadas por default nele, acabei incluindo esses passos aqui.

O primeiro passo é descobrir o módulo necessário para ativar sua placa de áudio. Na verdade a única distro que eu já usei que irá precisar disso é o Slackware, talvez o Debian. A maioria das outras distros possuem um sistema automatizado de reconhecimento de hardware. Depois de descoberto o nome do módulo, como root:

modprobe nome_do_modulo

Próximo passo é incluir seu usuário no grupo de áudio. Novamente, isso não é necessário na maioria das distros, mas caso você esteja tendo problemas com áudio na sua, não custa nada seguir esse passo a passo para ver se você não encontra o problema. Para fazer isso, rode como root:

usermod -a -G audio nome_do_usuario

Pode ser necessário incluir o usuário no grupo com acesso ao(s) CD(s)/DVD(s). No caso do Arch, o nome do grupo é optical, no Slackware é disk.

usermod -a -G disk,optical nome_do_usuario

O programa avisará se o grupo não existe e não há problema em mandar ele adicionar o usuário a um grupo que ele já faz parte, então não há riscos em fazer o procedimento. Só não esqueça do a depois do G, ou você apagará os outros grupos a que o usuário faz parte.

Agora sim as coisas começam a ficar interessantes para todos. Verifique que você possui o pacote alsautils instalado, isso depende da sua distribuição. Para saber se você já tem o pacote instalado, tente rodar ‘alsamixer’. Se der certo, aguenta as pontas que já voltamos para aí.

Se não rodar você precisará instalar o pacote. Isso depende da sua distribuição, no Archlinux isso é resolvido com um:

pacman -Sy alsautils

Não se deixe enganar. Você é muito bem capaz de ouvir suas músicas sem esse pacote, mas não será capaz de salvar as propriedades do mixer.

Agora que você está com o alsamixer rodando bonitinho aí, apareceram algumas barras. Verifique que ‘Master’ e ‘PCM’ não estão com dois MM embaixo delas. Se estiverem, desloque o indicador de selação com as teclas direcionais e aperte M.

Depois de feito isso, vem o ajuste do volume. E essa é justamente a razão de eu ter escrito esse artigo: a maioria das pessoas irá dizer para você aumentar o PCM ao máximo e controlar o volume pelo Master. Bom… não faça isso. Não que o PCM estar a 100% vá distorcer seu som a ponto de parecer um Marshall com volume no 11, mas irá distorcer sim. Alguns mp3s e oggs que eu achei serem de qualidade duvidosa estavam apenas distorcendo devido ao PCM no máximo.

Por mais que não distorça, vai acabar comprimindo o som, e muito provavelmente, embolando os graves. Eu deixo meu PCM em 77 ou algum valor próximo disso e o controle efetivo fica por conta do Master mesmo.

Qualquer dúvida deixem um comentário.

Publicidade

3 Respostas para “Configurando Áudio No Linux

  1. valdec novembro 17, 2009 às 10:54 am

    Eu configurei meu alsa mixer no maximo, más ainda não chegou no volume que eu tinha no windows, alguem pode me ajudar?

    • André Ramaciotti novembro 18, 2009 às 8:36 am

      O som do Alsa realmente é mais baixo que o som do Windows (depende um pouco da placa também, em algumas é mais difícil de se notar a diferença). Você pode tentar usar o OSS4 (não confundir com o antigo sistema de som do Linux, o OSS3) ou talvez exista um jeito de configurar seu ~/.asoundrc para que ele aplique um plugin de ganho (que aumente o volume). Não tenho certeza desse último método.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: